Justiça nega pedido de suspensão do concurso da Polícia Militar PDF Imprimir E-mail
Escrito por Afogados Online   
Qui, 26 de Maio de 2016 06:14

O pedido de liminar que pedia a suspensão do concurso público da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, marcado para este domingo, foi suspenso pela justiça. A decisão partiu do juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Évio Marques da Silva. A ação ia contra ao Estado e o instituto organizador do certame, IAUPE.

A ação solicitava a anulação do item prescrito no edital que previa a eliminação de candidato identificado como transexual durante a etapa do exame médico. Como consequência, ela pleiteava a reabertura das inscrições com essa modificação no edital.

O juiz considerou que a suspensão do concurso prejudicaria os inscritos, o Estado e a empresa organizadora. O magistrado justificou que o edital do concurso da PM não impedia a inscrição das pessoas transgêneros. "Como se vê, mesmo existindo uma disposição [no edital] que em tese vedaria transexuais no âmbito da corporação militar, a realidade fática se apresenta diferente, posto que os ditos trans ocupam cargos na PMPE, conforme relatado pelas matérias jornalistas acostadas pela demandante", afirmou.

"Apesar de o edital ter sido deflagrado no dia 25/03/2016, apenas na semana que antecede a primeira fase do certame seu teor é questionado. Ora, se a demandante desde o início se sentiu prejudicada com as disposições colocadas pela administração, conforme deixou transparecer na exordial, de logo deveria ter se insurgido, evitando, portanto, dispêndio financeiro significativo por parte dos réus para garantir toda logística necessária para executar um concurso público com tantos inscritos", justificou.

No dia 17 deste mês, a Secretaria de Defesa Social (SDS), decidiu alterar o item que considerava a transsexualidade como critério de desclassificação. O órgão deu um prazo de 15 dias para realizar a mudança no documento, após uma audiência no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) considerar a retirada do parágrafo.

 
Ministro fecha acordo com empresas para que obra do São Francisco termine este ano PDF Imprimir E-mail
Escrito por Afogados Online   
Qui, 26 de Maio de 2016 06:11

Transposição do São Francisco na PB

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, anunciou nesta quarta-feira (25) que os pagamentos para empresas executoras das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco serão elevados da média mensal de R$ 150 milhões para até R$ 215 milhões, o que representa um aumento aproximado de 43%. Com isso, as obras deverão ficar prontas em dezembro deste ano, conforme anunciado pelo ministro.

“Sinalizamos a todas as empresas que elas estão autorizadas a ampliar o seu campo de serviços para cumprir o cronograma das obras. Queremos garantir que até o fim de dezembro os canais estejam concluídos e a água chegue até a Paraíba e ao Ceará”, pontuou Helder Barbalho.

Segundo ele, as empresas construtoras reafirmaram o compromisso com o governo federal de concluir os trabalhos até o fim do ano. O empreendimento que beneficiará mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte já alcançou 86,3% de avanço físico nos dois eixos de transferência de água (Norte e Leste).

Atualmente, 10 mil trabalhadores estão contratados para a execução das obras ao longo dos 477 quilômetros de extensão do projeto. Alguns trechos também contam com serviços funcionando 24 horas por dia, como é o caso do túnel Engenheiro Giancarlo, localizado no Eixo Leste, entre os municípios de Sertânia (PE) e Monteiro (PB). São mais de 3 mil equipamentos em operação nas etapas construtivas do empreendimento.

 
Pernambuco: Quatro PMs são presos por desviarem da rota para jantar PDF Imprimir E-mail
Escrito por Afogados Online   
Qua, 25 de Maio de 2016 18:05

Resultado de imagem para pmpeQuatro policiais militares do 16º Batalhão foram presos por desviarem da rota de trabalho para jantar durante o plantão de 12 horas à serviço da corporação. Por volta da meia noite de hoje, eles decidiram tirar o intervalo para refeição. Mas, em vez de voltar ao batalhão ou parar em algum local dentro do quadrante onde deveriam fazer rondas, os PMs preferiram comprar a refeição e seguir até o estacionamento da Compesa, no bairro do Cabanga. Pelo GPS, o comandante percebeu que as viaturas estavam fora da área delimitada e ordenou que os quatro fossem presos por desobediência e abandono de posto.

A decisão não foi aceita pelo presidente da Associação dos Cabos e Soldados, Alberisson Carlos. Segundo ele, os policiais estariam apenas se alimentando e que isso não seria abandono de função. Ainda de acordo com Carlos, o batalhão não oferece estrutura para que sejam feitas refeições, mostrando fotos de alguns alojamentos e refeitórios da Polícia Militar na Região Metropolitana do Recife (RMR). "A comida não tem local correto para armazenamento. Os banheiros são sujos. O teto cheio de infiltração. Os equipamentos de ar condicionado vivem quebrados e os ventiladores são improvisados. São locais inapropriados para o descanso dos policiais no horário de intervalo. Por conta disso, muitos recorrem a outros pontos para descansar", denunciou.

Foram presos três soldados com menos de dois anos de corporação, e um cabo com 26 anos na polícia. O cabo e um dos soldados precisaram ser hospitalizados porque passaram mais de 12 horas acordados na Corregedoria sem alimentação, esperando o fim do procedimento de flagrante. Os outros dois soldados foram encaminhados direto para o Centro de Reeducação (Creed).

No Batalhão, os policiais não tem autorização para falar sobre o caso. Mas a categoria se mostrou revoltada com a punição extrema. Os policiais esperavam, no máximo, que os colegas recebessem uma pena administrativa e ficassem presos por 72 horas no próprio batalhão até que se apurasse o caso. O presidente da ACS, questiona por que bons policiais são tirados da rua por um deslize mínimo e denuncia o sentimento de revolta da tropa.

O comandante do Batalhão, o Coronel Alexandre Cruz, que deu a ordem para prender os PMs, não teve autorização para falar sobre o caso. O comando da PM também informou que só a Secretaria de Defesa Social (SDS) poderia se pronunciar. A Associação dos Cabos e Soldados vai entrar na Justiça com o pedido de relaxamento de prisão dos PMs.

 
Deputado Ricardo Teobaldo visita o Pajeú PDF Imprimir E-mail
Escrito por Afogados Online   
Qua, 25 de Maio de 2016 17:48

De acordo com o Blog do Magno Martins, o deputado federal Ricardo Teobaldo (PTN) iniciou, a partir desta quarta, uma série de encontros no Agreste e no Sertão do Pajeú. A primeira parada aconteceu em Surubim. Durante os dias seguintes o parlamentar vai percorrer os municípios de Brejinho, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama.

No Pajeú o parlamentar visitará as obras da Barragem de Ingazeira. “Com a barragem, teremos uma melhora significativa na qualidade de vida da população, promovendo um maior desenvolvimento local. Além disso coloca o Sertão do Pajeú em outro patamar econômico”, ressaltou Ricardo Teobaldo.

Já em Tabira a agenda contemplará as comemorações de emancipação política do município com a inauguração do centro de comando e monitoramento da Guarda Municipal.

Além da agenda administrativa, Teobaldo também realiza alguns encontros políticos na região. “Tenho visitado sempre o Pajeú. Volto novamente essa semana para realizar também uma agenda política, já visando as eleições municipais. Vamos trabalhar para garantir o êxito do nosso grupo no Pajeú”, destacou.

 
Augusto César alerta para má qualidade da água distribuída por carros-pipa no Sertão PDF Imprimir E-mail
Escrito por Afogados Online   
Qua, 25 de Maio de 2016 17:44

DENÚNCIA - “Muitas vezes a água oferecida apresenta resíduos e bactérias.” Foto: Roberto Soares

O deputado Augusto César (PTB) levou à Reunião Plenária desta quarta (25) denúncias relacionadas ao abastecimento por carros-pipa no Sertão pernambucano. O parlamentar mencionou casos de descumprimento de contratos e de má qualidade da água fornecida. Segundo o deputado, muitas vezes a água oferecida apresenta resíduos e bactérias, gerando riscos para a saúde. De acordo com ele, os casos de diarreia na região têm aumentado.

Como exemplo, César informou que, em Granito, no Araripe, veículos contratados pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) estão parados. “Não são casos isolados. O problema está ocorrendo em vários municípios. Causa indignação que muitos se aproveitem de uma situação delicada, como a da seca, para tirar proveito e prejudicar a população”, pontuou.

O parlamentar destacou que o Ministério Público do Estado já fez recomendações para que os órgãos responsáveis fiscalizem a qualidade da água. “Reforço a importância de que isso ocorra e que, quando houver problemas, o abastecimento seja proibido. É preciso que se verifique também se os contratos firmados com fornecedores de carros-pipa têm sido cumpridos”, frisou.

 
Dez municípios do Sertão e Agreste abastecidos por carros-pipa PDF Imprimir E-mail
Escrito por Afogados Online   
Qua, 25 de Maio de 2016 12:01

Resultado de imagem para abastecimento por carros pipas

A estiagem no interior pernambucano pode ser vista por muitos ângulos. O mais agudo é o dos dez municípios do Sertão e do Agreste em que as fontes de abastecimento secaram, restando a opção carro-pipa para a água chegar a baldes e bacias. Nem pensar em água na torneira, o que é privilégio de quem pode comprar a carga completa do veículo. Privilégio de poucos em cidades como Águas Belas, Jupi, Poção e Pedra.

Desse fantasma, a população de Caetés e de Capoeiras, no Agreste, brigam para fugir, mas o risco tem se tornado iminente, nas últimas semanas, com a retirada diária de cerca de dez carros-pipa da Barragem Gurjão. E nenhum registro de chuvas, fazendo cair a cada dia o nível da barragem, que atingiu cerca de 30% de sua capacidade em janeiro devido às trovoadas.

A água captada pelos carros-pipa do Gurjão, segundo moradores, se destinam principalmente a empresas avícolas e não ao abastecimento humano. Esse, em épocas de seca, é a prioridade das prioridades. É bom que não fique no papel. Do contrário, em breve passará para 12 a quantidade de municípios totalmente dependentes de carros-pipa no estado.

 
Celebração de Corpus Christi e oração pelo Brasil nesta quinta em Afogados da Ingazeira PDF Imprimir E-mail
Escrito por Afogados Online   
Qua, 25 de Maio de 2016 11:34

A Igreja Católica celebra nesta quinta (26) o dia de Corpus Christi. É feriado nacional e haverá celebrações para vivenciar essa data. Em Afogados da Ingazeira a solenidade de Corpus Christi acontecerá nesta quinta, às 08h e 18h, na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios. Após a missa da manhã, haverá Adoração e depois da missa das 18h que será presidida pelo bispo dom Egidio Bisol, tem procissão e em seguida a Benção do Santíssimo.

Durante a reunião do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Nordeste 2 que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, uma proposta foi firmada entre os bispos que estiveram participando do encontro. Trata-se de um dia de oração de penitência pelo Brasil, em vista da atual situação de crise política em que todos estão acompanhando. A data proposta é a solenidade de Corpus Christi que será na próxima quinta (26) e que se estenderá a todas as dioceses do Regional Nordeste 2.

 
Afastado da Câmara, Cunha tem gastos que ultrapassam R$ 500 mil por mês PDF Imprimir E-mail
Escrito por Afogados Online   
Qua, 25 de Maio de 2016 10:27

Resultado de imagem para eduardo cunha

A Câmara gasta cerca de R$ 400 mil mensais com o custeio da residência oficial que está sendo ocupada pelo deputado Eduardo Cunha, afastado do cargo de Presidente da Casa e do mandato pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, Cunha tem direito a salário mensal de R$ 33,7 mil e verba de R$ 92 mil para pagar os funcionários do gabinete, elevando os gastos para mais de R$ 500 mil por mês.

Os dados foram levantados pelo PSOL e estarão em documento a ser entregue à Procuradoria Geral da República junto com pedido de suspensão de pagamento de benefícios a Cunha, garantidos por ato da Mesa Diretora.

Os cálculos incluem o salário pago à servidora da Câmara que administra a residência oficial (R$ 28,2 mil); um contrato de prestação de serviços de copa e cozinha (R$ 35,9 mil, já incluídos os salários de um chefe de cozinha, três cozinheiros, dois auxiliares de cozinha, quatro garçons e duas arrumadeiras) e um contrato de serviço de vigilância terceirizada (R$ 60,3 mil). O partido também incluiu na conta um contrato de R$ 29,3 mil para o pagamento de quatro motoristas.

 
Violonista Djalma Marques se apresenta em praça pública neste feriado em Afogados da Ingazeira PDF Imprimir E-mail
Escrito por Afogados Online   
Qua, 25 de Maio de 2016 10:18

Resultado de imagem para djalma marques violão

O violonista Djalma Marques estará se apresentando neste feriado de Corpus Christi, a partir das 19h30, na Praça Alfredo de Arruda Câmara, durante mais uma edição do Projeto Quinta Cultural.

Djalma é violonista clássico, vencedor de concursos instrumentais no Brasil e no mundo, já tendo se apresentado em todo o Brasil, Estados Unidos e em países da América do Sul e Europa. Deu aulas de violão na Universidade de Tucson, no Arizona (EUA), e da Catalunha, na Espanha. Foi também professor de música da UFPE e UFPB.

O músico também é médico, com mestrado na área pela Universidade de Cádiz, e PHD pela Universidade de Barcelona, ambas na Espanha.

 
Deputado reage contra venda de terreno onde seria instalado distrito industrial de Serra Talhada PDF Imprimir E-mail
Escrito por Afogados Online   
Qua, 25 de Maio de 2016 06:15

Dep. Augusto César.

A decisão do Governo do Estado de vender o terreno onde seria implantado o distrito industrial de Serra Talhada provocou protestos do deputado Augusto César (PTB), na Reunião Plenária desta terça (24). A intenção de se desfazer da área foi anunciada nesta semana pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), alegando não ter identificado empresas interessadas em se instalar no espaço. O parlamentar contestou a justificativa, acusando o Poder Executivo de não investir em infraestrutura para atrair empreendimentos para a região.

“Quando o terreno foi adquirido, ficou entendido que o Estado criaria políticas para trazer as indústrias, mas o que se vê ali é um matagal”, afirmou. “É uma luta de mais de 20 anos, e não vamos admitir que essa venda seja levada à frente”, asseverou, observando que a área tem posição privilegiada, próxima ao Rio Pajeú e ao traçado da Ferrovia Transnordestina. “Estamos perdendo uma oportunidade de gerar emprego e renda no Sertão de Pernambuco”, criticou.

 
Pernambuco confirma quase 2 mil novos casos de arboviroses em uma semana PDF Imprimir E-mail
Escrito por Afogados Online   
Qua, 25 de Maio de 2016 06:09

Em apenas uma semana, Pernambuco confirmou mais 1.922 casos de arboviroses e registrou 6.100 novas notificações de casos suspeitos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Nesse mesmo período de sete dias, o estado descartou outros 2.079 casos de dengue, febre chikungunya ou vírus da zika. Os dados integram o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira (24).

A dengue foi responsável por mais da metade dessas novas confirmações de arboviroses no estado: são 1.117 casos confirmados a mais com relação ao boletim anterior, divulgado no dia 18 de maio. Quanto ao vírus da zika, o número de pacientes que tiveram o diagnóstico confirmado permaneceu inalterado, com 23 confirmações no estado.

Com relação à febre chikungunya, Pernambuco registra mais 805 casos confirmados. A doença já resultou na morte de 22 pessoas no estado. A maior parte dos óbitos ocorreram no Recife, com 10 vítimas, mas também foram registradas três mortes em Jaboatão dos Guararapes e duas no munícipio de Timbaúba, além de um óbito em cada uma das seguintes cidades: Camaragibe, João Alfredo, Nazaré da Mata, Paulista, Toritama e Vitória de Santo Antão.

 
Vaticano decidirá sobre pedido de canonização de Frei Damião em 2018 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Afogados Online   
Qua, 25 de Maio de 2016 06:06

Segundo o Frei Cláudio Simões, são esperadas 70 mil pessoas nos quatro dias de festa (Foto: Reprodução/TV Globo)

Apesar de já ser considerado santo por quem vive no Nordeste, Frei Damião está próximo de ser canonizado também pelo Vaticano. Em fevereiro de 2018, será divulgado o resultado do processo de beatificação e canonização do religioso. A informação foi divulgada nesta terça-feira (24), durante o anúncio da programação da festa para o apóstolo do Nordeste. O processo de beatificação e canonização de Frei Damião de Bozzano foi aberto oficialmente no dia 31 de janeiro de 2003.

“A Igreja ainda vai dar uma posição sobre os relatos de milagres concedidos por Frei Damião, mas estamos na expectativa. É justamente para fomentar a evangelização que nós promovemos essa festa. A dedicação de mais de 65 anos ao povo do Nordeste não pode se perder”, pontua o Frei Cláudio Simões, guardião do Convento de São Félix, local em que acontece a festa.

Em sua 18ª edição, as festividades têm o objetivo de celebrar o trabalho de Frei Damião e de rememorar os 19 anos de sua morte. As atividades têm início na próxima quinta (26) e seguem até o domingo (29). Durante o período, os devotos poderão participar de missas, vigílias, bênçãos, confissões e procissão. De acordo com a organização do evento, são esperadas 70 mil pessoas.

 


Pgina 1 de 1053
joomla templateinternet security reviews

Rádio Web Acauã

Link Para Rádio Web

   

Publicidade

 

 

 

 

 

Blue joomla template by internet security reviews